Hoje em dia, a sinalização de loja está presente em tudo – e por um bom motivo, já que é a forma mais acessível de publicidade. A sinalização no marketing é uma coisa quase obrigatória, apesar de muitas vezes ser ignorada.
As placas de sinalização personalizadas fazem parte, de maneira onipresente, do mundo dos consumidores. Elas podem ser presentes no ambiente externo, como bandeiras e faixas na calçada, ou no ambiente interno, como placas de ofertas na loja.
E em muitos casos, pode ser vista até mesmo a sinalização digital. Por isso, prossiga com a leitura e veja como ela pode ser aplicada no marketing promocional da sua empresa!
Você verá:
Qual é a importância da sinalização de loja para o marketing promocional?
“Mesmo na era do marketing digital, a sinalização de PDV (Ponto de Venda) ainda é uma força de marketing no estabelecimento físico.”
As placas de empresa personalizadas costumam atender a três objetivos básicos: informar o nome da sua loja, o que está vendendo e como os clientes conseguem comprar. Porém, elas podem ir além e serem uma força no marketing promocional.
O marketing promocional se trata de um conjunto de ações diretas, que são postas em prática para melhorar a interação entre empresa e consumidor. Ele existe para fortalecer a sua marca, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
Dentro disso, as placas de sinalização personalizadas atendem a diferentes funções:
- Direcionam ou incentivam o cliente a realizar uma ação de seu desejo;
- Fortalecem a consciência da sua marca e geram o reconhecimento pelo cliente;
- Atraem a atenção de quem transita por perto.
A sinalização é uma representação tangível da sua marca, sendo assim, uma forma dos seus potenciais consumidores tirarem conclusões sobre o seu negócio. Dessa maneira, é um dos caminhos que sua loja tem de gerar emoções positivas na pessoa de passagem.
Como a sinalização se torna uma estratégia de marketing?
No espaço físico, a sinalização de PDV é uma das melhores maneiras de interagir com as pessoas. As placas de empresa personalizadas fornecem uma oportunidade melhor de capturar o público que você não alcança nos canais digitais.
Porém, para obter esse resultado, é necessário saber onde, quando e como vai exibir as placas de sinalização. Por exemplo, a sinalização na sua vitrine deve estimular uma ação imediata. Já a placa num aeroporto deve ter um papel mais informativo.
Para entender melhor, é necessário saber que a sinalização pode ser encontrada de duas formas:
- Sinalização dentro da empresa, que são as indicações utilizadas em sua loja, como as testeiras, gôndolas, totens, etc;
- Sinalização fora da empresa, que são as placas utilizadas para estimular os transeuntes a entrarem na sua loja. Os principais exemplos são as sinalizações de grande escala.
Quais são as melhores sinalizações para o marketing promocional?
Para começar a entender como as sinalizações podem se tornar uma estratégia de marketing, é importante conhecer as principais formas de sinalização. Veja agora quais são!
Faixas, bandeiras e sinalizações de grande escala
Fora da empresa, banners, faixas, bandeiras e outras sinalizações de grande escala são a melhor opção para chamar a atenção. Eles são grandes, sendo difícil de não notá-los ao andar pela calçada ou transitar de carro pela estrada.
Para ter sucesso na promoção da empresa, você deve ter um objetivo claro na sua comunicação visual.
Gráficos de parede e piso
Os gráficos de parede e piso podem ser utilizados como sinalização dentro da empresa e fora dela. Eles são capazes de fornecer orientação para os clientes, promover ações de marketing claras e aumentar o conhecimento da marca.
Sinalização digital
A sinalização digital também pode ser utilizada como sinalização dentro da empresa e fora dela, mas é muito mais personalizável que os gráficos. É fácil ajustar a mensagem da placa de acordo com o horário ou com o público que está buscando.
Além disso, você pode ir além das imagens estáticas, oferecendo outras mídias como vídeos, GIFs e animações. Por fim, pode até mesmo estimular a interação com o público através de telas sensíveis ao toque.
Como aproveitar a sinalização no marketing da sua empresa?
Agora que conhece as principais placas de sinalização personalizadas, é momento de saber como aplicá-las no marketing. Veja agora algumas dicas para o seu ponto de venda!
Conheça o seu público-alvo
É importante conhecer o seu público para responder duas perguntas importantes para a sinalização:
- O que você quer alcançar com a sinalização?
- O que você quer que os clientes façam?
Ao responder as duas perguntas, você define o seu objetivo!
Faça o planejamento das sinalizações
Tendo respondido as perguntas anteriores, você vai perceber que há mais de uma resposta para elas. Por isso que precisa planejar as diferentes sinalizações para diferentes objetivos. Para o planejamento, você deve ter:
- Uma estratégia (destacar a loja e os produtos ou fornecer instruções para o público);
- Um layout (como devem ser as sinalizações dentro e fora da loja);
- Uma estimativa de custo.
Chame a atenção rapidamente
A interação da placa de empresa personalizada com o cliente é mais próxima, mas também mais rápida. Para ter sucesso, você deve ser criativo e conciso, chamando a atenção com poucas informações (não mais que 7 palavras).
Forneça uma comunicação visual clara
Se quer um bom marketing, a sua sinalização deve ser legível de longe. Para isso, você pode adotar três elementos:
- Texto com tamanho grande;
- Esquema de cores da marca que seja atraente;
- Bom contraste entre texto e cor.
Tenha humor e personalidade
Para ter um sinal persuasivo, é importante adotar piadas ou frases com mais de um significado. Isso acaba animando as pessoas, que podem entrar na sua loja e navegar pelos produtos.
Contrate um especialista em comunicação visual
Para uma boa sinalização no marketing, é importante contar com um especialista no planejamento. Está precisando de serviços na área de Comunicação Visual? Fale conosco e veja como vamos além da sinalização, montando um plano completo.