Impressão Digital para o seu negócio: qual a importância?

pic25 1024x683 - Impressão Digital para o seu negócio: qual a importância?

A comunicação visual se trata do elemento mais forte para criar um laço com o seu público-alvo. Para alcançar a maior qualidade nela, é importante imprimir materiais de alta resolução – e aí entra a impressão digital.

E como funciona a impressão digital? Com a melhor tecnologia, esse tipo permite a impressão de cores com melhor agilidade e resolução. Com isso, os prazos de entrega são menores e a produtividade é maior.

Prosseguindo com a leitura do artigo, você vai entender a importância de contar com uma gráfica de impressão digital!

O que é e como funciona a impressão digital?

“Com as impressoras digitais, o brilho das imagens fica realçado, o que aumenta a qualidade do produto final impresso.”

A impressão digital se trata de uma tecnologia que realiza reproduções priorizando a qualidade e a agilidade profissional. As máquinas que realizam as impressões executam a aplicação de tinta em certas superfícies através de bits eletrônicos.

Os bits são a menor unidade de informação que pode ser armazenada e transmitida por canais digitais. Dessa forma, a impressora digital reproduz de maneira fiel cada unidade de informação que você enviou.

Como funciona a impressão digital?

A impressão digital ocorre pela combinação entre os comandos do computador e a impressora. Com os comandos enviados, a impressora separa as informações para transferir da melhor forma a tinta para o papel.

A transferência da tinta varia conforme o tipo de impressora digital:

  • Laser: na impressora, são utilizados raios laser, que invertem a polaridade dos cilindros. Os que não sofreram a inversão, formam a imagem impressa;
  • PiezoElectric: em seus compartimentos, a impressora possui uma espécie de cristal que define a quantidade específica de tinta a ser transferida no papel;
  • InkJet: as informações do arquivo a ser impresso são transferidas para um chip. Com isso, esses dados são informados nas cabeças de saída da tinta.

Qual é a diferença entre impressão offset e digital?

A impressão offset se trata de uma maneira mais antiga de imprimir, que utiliza placas de alumínio nos processos de gravação e transferência de informações. Dessa maneira, as cores são impressas de forma individual para compor a imagem final.

Já na impressão digital, não é utilizada nenhuma placa de alumínio e as cores são impressas todas ao mesmo tempo. Dessa forma, a velocidade é maior, assim como a qualidade. Enquanto isso, o preço final pode ser menor.

Qual a importância da impressão digital para o seu negócio?

Como a imagem final é gerada através da entrada de dados digitais direto do computador, a impressora dispensa boa parte da mecânica presente na offset. Com isso, apresenta um sistema de impressão mais ágil e flexível para baixas tiragens.

Porém, esse não é o seu maior forte para a comunicação visual. A comunicação visual é a principal responsável pela divulgação da sua identidade visual, promoção da marca e atração de novos clientes.

Para que ela alcance esses resultados, é importante contar com uma impressão de alta resolução. A impressora digital traz um método que garante elevada nitidez e qualidade de imagem, o que proporciona maior detalhamento de cores.

E com a velocidade de impressão, você pode imprimir em pouco tempo diferentes materiais publicitários: banners, folhetos, panfletos, folders e muitos outros. Confira agora todas as vantagens da impressão digital na gráfica!

Permite a impressão em diferentes materiais

O serviço de impressão digital garante a alta resolução numa ampla variedade de gramaturas até 300 gr/m². Papéis cintilantes, texturizados, foscos, lisos, em PVC, entre outros, todos podem ser utilizados para a impressão.

E se você contar com a impressão digital numa gráfica profissional, é possível imprimir até mesmo em tecido.

Apresenta custo menor

Como o serviço de impressão digital é utilizado para pequenas tiragens, é fácil de corrigir erros e renovar materiais quando necessário. Com isso, é menor o desperdício, o que diminui o custo de impressão total.

É mais vantajoso para o meio ambiente

Na impressora digital, as tintas são posicionadas diretamente nas peças. Com isso, o desperdício de material é consideravelmente reduzido, o que diminui a quantidade que é jogada no lixo.

Além disso, o processo de limpeza após as tiragens é simples, não sendo necessário descartar o material no meio ambiente.

Permite a impressão de dados variáveis

Na impressão digital online, é possível aplicar diferentes tipos de informações no mesmo material, como: fotos, códigos de barras, nomes, QR Codes e textos. Com essa impressão de dados variáveis, é fácil produzir imagens finais mais personalizadas.

Nesse método, é possível realizar uma intercalação entre o conteúdo presente numa base de dados e o modelo de documento ideal para esse projeto. É dessa forma que você consegue a personalização perfeita para a comunicação visual.

Possibilita autonomia na impressão de alta resolução

Através da impressão digital online, é possível criar linhas de produção completas que são automatizadas e até autônomas. Basicamente, você pode imprimir materiais sem se preocupar em realizar isso manualmente.

Traz grande variedade de cores

É possível também aplicar 7 esquemas de cores na impressão, o que traz a possibilidade de imprimir até mesmo os tons Pantone.

A impressão digital online é a melhor opção?

Se você precisa de agilidade para pequenas tiragens, então sim, a impressão digital é a melhor opção. Porém, você não precisa ter uma impressora digital ou contratar uma equipe interna especializada nesse equipamento.

Para reduzir os seus custos na impressão digital, você pode contar com uma empresa profissional nesse serviço. Está precisando de serviços na área de Comunicação Visual? Fale conosco para que mostremos a qualidade da nossa impressão!

Fale Conosco

Adoraríamos falar sobre o seu projeto! Nosso atendimento adoraria contribuir com sua experiência e ideias para seus projetos potenciais.





    × Como posso te ajudar?