Quando se fala em estratégias de marketing, ideias não faltam para as empresas pequenas ou multinacionais aplicarem. Uma que apresenta excelente custo-benefício é o totem para divulgação, que é um elemento comum entre os materiais publicitários.
Ele se trata de uma excelente estratégia de divulgação, pois é totalmente personalizável e carregado de mensagens subliminares. O material acaba aumentando a sua visibilidade através da profundidade, relevo, formato e tamanho diferenciados.
Porém, por que sua empresa precisa utilizar o totem publicitário externo? Prossiga com a leitura e tenha a resposta!
Você verá:
Antes de tudo, o que é o totem para divulgação?
“O totem publicitário é recorrentemente adotado pelas empresas por ser uma opção prática, simples e econômica de realizar.”
O que são Totens publicitários? Ele é uma forma de divulgação que explora as características físicas de um objeto e a sua localização para uma estratégia de marketing.
Seu nome vem das tradições indígenas norte-americanas, que adotavam grandes totens para a demarcação de território ou identificação da tribo. A ideia é a mesma para as empresas dos mais variados portes.
O totem para divulgação é geralmente colocado na frente da sede da empresa, demarcando o território e chamando a atenção de quem passa. Por sua ideia básica, é comumente adotado como material publicitário.
Para que serve o totem publicitário externo?
Dentro das estratégias de marketing, o totem publicitário externo atende a dois objetivos:
- Aumentar a visibilidade da marca, fazendo ela ser mais facilmente reconhecida pelo público externo;
- Demarcar o território da empresa, deixando mais fácil dos consumidores identificarem e se sentirem atraídos para o seu local de trabalho.
Quais são os principais tipos de totens?
As placas de totem podem ser idealizadas e postas em prática de mais de uma forma. Essa forma depende da estratégia de divulgação que você planejou – cada tipo de totem causa um diferente efeito no público.
E quais são os principais tipos de totens?
Totem retangular
O totem retangular é o mais básico, pensado para um ponto de venda prático. Ele pode ser produzido em papelão ou em material digital e apresenta uma excelente usabilidade para as empresas.
Totem triedo
O triedo é uma placa de totem com três faces, que permite três visualizações diferentes. É o modelo básico mais recomendado para quem quer inserir mais informações sem afetar o visual da placa.
Totem quebra-cabeça
O totem quebra-cabeça é um dos mais divertidos, pois é montado peça por peça. Com isso, é também mais fácil de transportar, já que apresenta um desmonte simples.
Totem com iluminação
Se você quer divulgar um determinado produto ou marca no ambiente externo da empresa, opte pelo totem com iluminação. Com o uso de luz, a peça publicitária é destacada e chama a atenção de quem circula pelas proximidades.
Totem com acabamento leitoso
É um totem mais básico, porém muito utilizado como placa de totem para informações e indicações da empresa. Ele auxilia a identificar onde estão os principais locais do seu ponto de venda.
Totem institucional
O totem institucional é a principal forma de divulgação, pois divulga o seu nome e logo de forma simples. Geralmente, é feito de alumínio e pode ser móvel. Além disso, a sua mensagem e imagem pode ser trocada na mesma estrutura.
Por que utilizar o totem para divulgação de produtos e serviços?
Apesar de parecer pouco em relação às outras formas de divulgação da marca, o totem se mostra essencial no ramo comercial e varejista. Primeiro, ele é a sua principal forma de demarcação do território.
Quando instalado em frente à sua empresa, ele deixa bem claro o que é o seu negócio antes do potencial cliente ver a sua fachada. Dessa forma, aumentam as chances dele virar em direção ao seu ponto de venda.
Segundo, ele é um material atrativo, que chama a atenção de quem circula pelas proximidades. Dessa maneira, é mais fácil do seu nome e da sua marca ficarem gravados no imaginário do público.
Por causa desses dois benefícios, a placa de totem é um elemento publicitário crucial para alcançar um novo público local.
É caro de ser produzido?
O valor da placa de totem varia conforme o tamanho, a forma de fabricação e o material utilizado. O material costuma ser:
- ACM;
- Polietileno;
- Luminária;
- Ou até mesmo LED.
Mesmo que, ao final, tenha um valor elevado, mantenha uma coisa em mente: após comprar a peça, você poderá utilizar ela para a divulgação da marca pelo tempo que desejar.
Como encontrar o modelo ideal para a sua empresa?
Para realizar uma boa escolha, defina antes as suas estratégias de marketing. Depois disso, faça a pergunta: qual tipo de totem mais se encaixa no que planejei? Ao responder essa pergunta, você vai encontrar o modelo ideal.
Após essa definição, você precisa encontrar a empresa ideal, que vai realizar o melhor trabalho na sua placa. É importante que avalie o seu portfólio e os comentários de clientes antigos da empresa.
Com isso, fica mais fácil de conseguir o melhor totem para divulgação. Se você está precisando de serviços na área de Comunicação Visual, fale conosco, pois nós da Natal Press temos grande experiência com placas!