Sinalização de lojas: por que investir?

O ser humano é um ser visual – não a toa que os estímulos visuais são os mais utilizados em peças publicitárias e indicações. A sinalização de lojas faz parte desse segundo grupo, mas também atua na publicidade.

Ao utilizar de placas de sinalização personalizadas, você atrai mais a atenção do público e converte isso em vendas. A lógica é simples: os potenciais clientes gostam mais da sua marca quando você diminui o tempo do processo de compra.

Prosseguindo com a leitura, você vai entender melhor o porquê investir em placas de sinalização!

Antes de tudo, o que é a sinalização de lojas?

“Somos seres visuais – o uso das imagens permitem a ambientação melhor do cliente em qualquer espaço.”

A sinalização de lojas ou sinalização de PDV (Ponto de Venda) é o uso de placas e outros materiais com o objetivo de sinalizar. A sinalização é utilizada para que o cliente consiga se ambientar melhor no espaço da sua loja.

Dessa forma, entram nesse grupo as sinalizações de corredores, saídas de emergência, nomes de setores, entre outros.

Porém, as placas de sinalização não cumprem um objetivo apenas funcional. Elas são voltadas também para gerar uma maior absorção da identidade visual da sua loja pelos clientes.

Comunicação visual e organização andam juntas

Com as placas de sinalização, comunicação visual e organização andam juntas. As placas fazem parte do layout da loja, que constrói a sua identidade visual e cria o melhor fluxo de clientes dentro do estabelecimento.

A ideia das placas de sinalização personalizadas é fazer com que o cliente percorra o maior número de pontos estratégicos do seu ponto de venda. Claro, não é para fazer o cliente perder tempo, mas sim criar o interesse dele em outros produtos.

Nisso, entram os pontos quentes e frios da loja. Os pontos quentes são aqueles de maior fluxo, onde a venda dos produtos expostos tende a ser maior. Os frios são os de baixo trânsito, mas que podem ser aquecidos com uma boa sinalização.

Através da sinalização, e da organização dos produtos mais vendidos ou essenciais, você consegue incentivar o cliente a comprar mais. E de quebra, constrói a identidade visual da loja de maneira natural.

Visual merchandising e a arte de influenciar o cliente sutilmente

No visual merchandising, você influencia o cliente de forma sutil através dos estímulos visuais. Para conseguir isso, você precisa entender o processo de compra dos clientes e identificar em quanto tempo ele chega ao produto que quer.

Através dessa estratégia de marketing, você fixa a sua identidade visual na cabeça do cliente e instiga ele a permanecer por mais tempo na loja.

Por que investir na sinalização de lojas?

As placas de sinalização personalizadas trazem resultados positivos tanto para os frequentadores cotidianos, quanto para os novos consumidores. Sem elas, você aumenta as chances de deixar eles desinformados, perdidos e, pior, desconfortáveis.

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Ajuda na identificação de produtos

Quanto mais visível são as categorias dos produtos, mais fácil é de ocorrer a venda. Apenas dividir os produtos e deixar eles nas estantes pode não ser o suficiente – faça uma identificação clara e objetiva utilizando materiais como:

  • Testeiras;
  • Totens;
  • Gôndolas;
  • Displays;
  • Cartazes;
  • Placas;
  • Entre outras ferramentas.

Não faz o cliente perder tempo

A sinalização de lojas economiza o tempo do cliente, que encontra com maior rapidez o que estava buscando. Com isso, ele se sente mais satisfeito por não ter perdido tempo e, com isso, pode tomar uma decisão de compra positiva.

Aumenta a chance do cliente fazer mais compras

A sinalização de PDV trabalha com o conceito de visual merchandising, funcionando para instigar sutilmente o cliente a comprar mais. Através de técnicas de organização, setorização e apresentação dos produtos, você direciona a atenção do público.

Dessa maneira, as sinalizações ajudam a jogar os clientes para os pontos estratégicos da loja, fazendo também eles passarem na frente de outros produtos. Com isso, você aumenta de forma considerável a quantidade de vendas que pode realizar.

Cria a identidade visual da loja

Através da uniformidade das sinalizações, você cria uma identidade visual única em termos de organização e setorização. Com isso, o cliente se sente mais confortável, reconhece o espaço de forma mais rápida e anda mais pelo estabelecimento.

Como construir uma boa sinalização de lojas?

Para estimular uma decisão de compra positiva para a sua loja, é importante se atentar aos principais elementos de construção da sinalização. Aqui vão algumas dicas importantes:

  • Entenda o processo de compra do cliente para criar um projeto de sinalização estimulante;
  • Aposte numa identidade visual padronizada, que gere fácil identificação pelos clientes;
  • Tenha uniformidade nas cores e fontes para criar uma harmonia visual que seja confortável para os clientes;
  • Sinalize tudo que for possível, de forma que o cliente se sinta independente para transitar pela loja;
  • Não exagere nas cores e caracteres, pois isso pode espantar o público;
  • Use das cores para sinalizar a divisão dos departamentos e categorias.

Por fim, a última dica para a sinalização de lojas: invista numa empresa de comunicação visual. Está precisando de serviços na área? Fale conosco para que possamos lhe apresentar a melhor proposta!

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