7 dicas para ter uma comunicação visual de impacto

7 dicas para ter uma comunicação visual de impacto

A comunicação visual se trata do ponto alto do marketing digital – através de símbolos e cores, diferentes mensagens são passadas em poucos segundos. Porém, para alcançar esse resultado, é necessário montar uma comunicação visual de impacto.

Os elementos da comunicação visual precisam garantir duas coisas: a atenção do público e a compreensão. Além de captar os olhos do usuário, a sua peça de comunicação deve exibir os valores da empresa de forma rápida.

Mas o que é a comunicação visual de uma empresa? Como criar uma identidade visual na sua comunicação? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre!

Antes de tudo, o que é a comunicação visual de uma empresa?

“A internet é como os agentes de Hollywood: falam por você sempre que não está por perto para comentar.” (Chris Brogan e Julien Smith)

O que é a comunicação visual de uma empresa? Basicamente, ela compreende as expressões que utilizam de elementos visuais para serem melhor entendidas pelo público-alvo.

Os elementos da comunicação visual são utilizados pelas empresas por apresentarem uma melhor relação com o público. Estímulos visuais promovem respostas mais rápidas, sendo assim melhores para persuadir, informar e educar.

Para ser montada, a comunicação visual se baseia em estudos sobre:

É por meio desses estudos que se obtém uma comunicação mais eficaz com o público-alvo!

Quais são os principais tipos de comunicação visual?

Há diferentes tipos de comunicação visual que podem ser utilizados, sendo eles diferenciados pelos elementos que são empregados. É importante que a comunicação seja coerente e concisa, de forma que gere uma experiência positiva no público.

Dessa forma, os principais tipos de comunicação visual são:

  • Por desenhos;
  • Por imagens;
  • Por vídeos;
  • Por gráficos.

Exemplos de comunicação visual: fotografias nas artes gráficas da empresa, outdoor, papel de parede usado nas redes sociais, fotos de perfis, folhetos e revistas comerciais, postagens, anúncios.

Como ter uma comunicação visual de impacto em 7 dicas?

Agora você entende o que é uma comunicação visual – se trata de todo meio de comunicação que utiliza de elementos visuais. Porém, como aprimorar a comunicação, de forma que ela tenha impacto através de elementos simples?

A verdade é que nem sempre os elementos da comunicação visual são mirabolantes, muitos deles acabam sendo simples e diretos. O segredo é usar eles de maneira estratégica, de forma que gravem os valores da empresa no cliente.

Veja agora como melhorar a sua comunicação visual!

Antes de tudo, defina o que você quer comunicar

Antes de pensar em comunicar alguma coisa, é importante que defina o que você quer comunicar. Não saber isso pode levar a uma comunicação visual confusa, que não sabe bem o que passar ao cliente.

Para descobrir a sua mensagem, realize uma pesquisa de mercado, avalie os diferenciais da sua empresa e veja como pode oferecer os seus produtos/serviços. Além disso, considere o seu posicionamento de marca na construção da comunicação.

Simplifique os elementos visuais

Como foi dito antes, nem sempre os elementos visuais são mirabolantes – na verdade, eles costumam ser básicos, porém, bem pensados. O que importa mesmo para causar impacto é a forma como eles são construídos.

Ser simples é diferente de ser simplório. Elabore uma identidade visual que passe de maneira rápida o que sua empresa é e as vantagens que o cliente pode receber!

Monte uma mensagem que seja coerente

Como a comunicação visual é ampla na sua empresa – engloba diferentes peças de comunicação – é importante que seja coerente na mensagem. Da fachada da sua empresa até o uniforme dos funcionários, é importante que mantenha continuidade.

Ao ser coerente em todas as peças de comunicação visual, a sua mensagem é reforçada, o que gera maior impacto no público.

Entenda bem todos os formatos da comunicação visual

Quando se fala em continuidade, não significa que a comunicação visual deve ser adotada da mesma forma em todos os formatos. É importante que elabore a comunicação visual mais adequada para cada formato.

Cartazes, faixas, banners, fotos nas redes sociais, placas, postagens, fachadas… todos apresentam diferentes propósitos. Leve isso em conta na hora de construir a comunicação visual.

Pense no layout para gerar interesse na marca

O marketing digital considera importante o bom layout, pois isso significa uma melhor aparência para as peças de comunicação. Ao projetar bem todos os elementos da comunicação visual, você produz uma peça mais atrativa.

E ao ser atrativo, você não apenas chama a atenção do público, como também se mostra uma empresa mais profissional.

Invista na visibilidade das suas peças de comunicação

De nada vale aprimorar a sua comunicação visual, se a sua divulgação online não for eficiente – as suas peças de comunicação precisam ser vistas. Marque presença nas redes sociais e crie um site para aumentar o alcance da sua empresa.

Dessa forma, você aprimora o posicionamento da marca e torna mais visível os seus elementos de comunicação!

Conte com um profissional na comunicação visual

É difícil pensar em um ótimo layout e definir outros elementos da comunicação sem o auxílio de um profissional. Uma empresa especializada é capaz de montar um projeto que englobe os valores da sua empresa e que seja efetivo e atrativo.

Para ter um melhor resultado, é importante investir em quem entende de comunicação visual de impacto. Está precisando de serviços na área de Comunicação Visual? Fale conosco!

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