7 dicas para ter uma comunicação visual de impacto

7 dicas para ter uma comunicação visual de impacto

A comunicação visual se trata do ponto alto do marketing digital – através de símbolos e cores, diferentes mensagens são passadas em poucos segundos. Porém, para alcançar esse resultado, é necessário montar uma comunicação visual de impacto.

Os elementos da comunicação visual precisam garantir duas coisas: a atenção do público e a compreensão. Além de captar os olhos do usuário, a sua peça de comunicação deve exibir os valores da empresa de forma rápida.

Mas o que é a comunicação visual de uma empresa? Como criar uma identidade visual na sua comunicação? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre!

Antes de tudo, o que é a comunicação visual de uma empresa?

“A internet é como os agentes de Hollywood: falam por você sempre que não está por perto para comentar.” (Chris Brogan e Julien Smith)

O que é a comunicação visual de uma empresa? Basicamente, ela compreende as expressões que utilizam de elementos visuais para serem melhor entendidas pelo público-alvo.

Os elementos dessa comunicação são utilizados pelas empresas por apresentarem uma melhor relação com o público. Estímulos visuais promovem respostas mais rápidas, sendo assim melhores para persuadir, informar e educar.

Para ser montada, a comunicação visual se baseia em estudos sobre:

É por meio desses estudos que se obtém uma comunicação mais eficaz com o público-alvo!

Quais são os principais tipos de comunicação visual?

Há diferentes tipos de comunicação visual que podem ser utilizados, sendo eles diferenciados pelos elementos que são empregados. É importante que a comunicação seja coerente e concisa, de forma que gere uma experiência positiva no público.

Dessa forma, os principais tipos dessa comunicação são:

  • Por desenhos;
  • Por imagens;
  • Por vídeos;
  • Por gráficos.

Exemplos de comunicação visual: fotografias nas artes gráficas da empresa, outdoor, papel de parede usado nas redes sociais, fotos de perfis, folhetos e revistas comerciais, postagens, anúncios.

Como ter uma comunicação visual de impacto em 7 dicas?

Agora você entende o que é uma comunicação visual – se trata de todo meio de comunicação que utiliza de elementos visuais. Porém, como aprimorar a comunicação, de forma que ela tenha impacto através de elementos simples?

A verdade é que nem sempre os elementos dessa comunicação são mirabolantes, muitos deles acabam sendo simples e diretos. O segredo é usar eles de maneira estratégica, de forma que gravem os valores da empresa no cliente.

Veja agora como melhorar a sua comunicação visual!

Antes de tudo, defina o que você quer comunicar

Antes de pensar em comunicar alguma coisa, é importante que defina o que você quer comunicar. Não saber isso pode levar a uma comunicação visual confusa, que não sabe bem o que passar ao cliente.

Para descobrir a sua mensagem, realize uma pesquisa de mercado, avalie os diferenciais da sua empresa e veja como pode oferecer os seus produtos/serviços. Além disso, considere o seu posicionamento de marca na construção da comunicação.

Simplifique os elementos visuais

Como foi dito antes, nem sempre os elementos visuais são mirabolantes – na verdade, eles costumam ser básicos, porém, bem pensados. O que importa mesmo para causar impacto é a forma como eles são construídos.

Ser simples é diferente de ser simplório. Elabore uma identidade visual que passe de maneira rápida o que sua empresa é e as vantagens que o cliente pode receber!

Monte uma mensagem que seja coerente

Como a comunicação visual é ampla na sua empresa – engloba diferentes peças de comunicação – é importante que seja coerente na mensagem. Da fachada da sua empresa até o uniforme dos funcionários, é importante que mantenha continuidade.

Ao ser coerente em todas as peças dessa comunicação, a sua mensagem é reforçada, o que gera maior impacto no público.

Entenda bem todos os formatos da comunicação visual

Quando se fala em continuidade, não significa que a comunicação visual deve ser adotada da mesma forma em todos os formatos. É importante que elabore a comunicação visual mais adequada para cada formato.

Cartazes, faixas, banners, fotos nas redes sociais, placas, postagens, fachadas… todos apresentam diferentes propósitos. Leve isso em conta na hora de construir essa comunicação.

Pense no layout para gerar interesse na marca

O marketing digital considera importante o bom layout, pois isso significa uma melhor aparência para as peças de comunicação. Ao projetar bem todos os elementos da comunicação visual, você produz uma peça mais atrativa.

E ao ser atrativo, você não apenas chama a atenção do público, como também se mostra uma empresa mais profissional.

Invista na visibilidade das suas peças de comunicação

De nada vale aprimorar a sua comunicação visual, se a sua divulgação online não for eficiente – as suas peças de comunicação precisam ser vistas. Marque presença nas redes sociais e crie um site para aumentar o alcance da sua empresa.

Dessa forma, você aprimora o posicionamento da marca e torna mais visível os seus elementos de comunicação!

Conte com um profissional na comunicação visual

É difícil pensar em um ótimo layout e definir outros elementos da comunicação sem o auxílio de um profissional. Uma empresa especializada é capaz de montar um projeto que englobe os valores da sua empresa e que seja efetivo e atrativo.

Para ter um melhor resultado, é importante investir em quem entende de comunicação visual de impacto. Está precisando de serviços na área de Comunicação Visual? Fale conosco!

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