A fachada de loja é extremamente importante para qualquer ponto comercial – ela é o primeiro contato com quem passa em frente. Por isso que se fala tanto em fachada para atrair atenções.
Esse tipo de fachada não é apenas chamativa, mas um elemento que passa a mensagem da sua empresa da forma certa. As fachadas de lojas modernas são pensadas como artifício promocional da sua marca ou empresa.
Por isso que elas acabam fazendo parte do marketing promocional de qualquer estabelecimento. Prosseguindo com a leitura, você entenderá melhor sobre isso e como fazer uma fachada para atrair atenções!
Você verá:
Antes de tudo, o que é uma fachada de loja?
“Mesmo uma fachada comercial simples é pensada para promover a mensagem da empresa da forma como foi idealizada pelo empreendedor.”
A fachada de loja se trata de um elemento do estabelecimento físico que apresenta o nome, a logo e os principais produtos/serviços da empresa. Porém, ela não cumpre apenas esse objetivo funcional.
Como a fachada comercial é o primeiro contato com a marca na rua, ela tem o objetivo de despertar o desejo e a curiosidade. Esses sentimentos fazem o potencial cliente querer conhecer a sua empresa, assim como os seus valores.
Dessa maneira, ela impacta na primeira impressão que terá para os seus clientes e público externo. A fachada atrai mais clientes, fortalece a personalidade da marca e diferencia a sua empresa das concorrentes.
Qual é a importância da comunicação visual na fachada de loja?
A comunicação visual na fachada da loja é crucial para o sucesso desse elemento no estabelecimento físico. Ela tem a capacidade de afastar ou atrair os clientes, o que deixa claro o seu papel na promoção da marca.
É importante fazer mais do que só pintar as cores da sua empresa na fachada – é necessário uma criatividade maior sem poluição visual. Além disso, a comunicação visual existe para passar a mensagem da empresa em poucas palavras ou elementos.
Dessa forma, a importância da mesma reside no fato de que você tem pouco tempo para atrair a atenção do cliente que passa em frente.
Por que a placa para fachada comercial precisa de sua atenção?
Quando se fala em conquistar clientes pelo marketing, as pessoas logo pensam em mídias digitais e campanhas publicitárias. Com isso, esquecem e deixam de lado a placa para fachada comercial, que fica visualmente pobre.
Porém, ela é um elemento importante para atrair a atenção do público externo que transita pela rua. Para entender melhor isso, saiba 4 motivos para dar mais atenção à sua placa para fachada comercial!
Sua empresa ganha reconhecimento
A fachada diz muito sobre a sua empresa – quando apresenta uma comunicação visual pouco atrativa, a imagem do seu negócio fica negativa. Dessa forma, a fachada é um elemento importante para acrescer a sua autoridade local.
Você atrai mais pessoas para dentro do estabelecimento físico
O público externo que passa pela rua do seu estabelecimento se sente mais atraída conforme o impacto visual apresentado. Dessa forma, sua empresa não ganha apenas reconhecimento – ela realmente aumenta a quantidade de potenciais clientes locais.
A psicologia das cores gera sensações no público
A psicologia das cores trata sobre utilizar das cores para despertar diferentes sensações no público. Quando você elabora uma boa fachada, as cores são pensadas de maneira estratégica para causar certas reações no público.
O azul, por exemplo, evidencia calma e segurança, o que desperta confiança no potencial cliente. Já o vermelho estimula o consumidor a comprar por impulso.
Você trabalha melhor o letreiro para fachada
O letreiro, junto com todo o resto da comunicação visual da fachada de loja, define o perfil da sua empresa. Se você é um ponto comercial de luxo, o letreiro comunica isso, afastando o público fora dessa realidade econômica.
Porém, pode ocorrer o contrário: você comunica o perfil errado e afasta todos os públicos.
Como fazer uma fachada para atrair atenções?
Como a fachada é um complemento para a identificação da loja ou empresa, você precisa acertar na sua escolha. Por isso, aqui vão algumas dicas que consideramos essenciais!
Busque pelos melhores materiais para fachadas
É possível criar uma fachada comercial simples apenas com pintura. Porém, para chamar atenção, você precisa apostar em acabamentos mais duráveis e elegantes, mas que ainda estejam de acordo com o seu perfil. Nisso, dois materiais se destacam:
- Fachada em ACM: o Alumínio Composto com Miolo de Polietileno é durável e apresenta excelente acabamento estético;
- Fachada em backlight: com uma luz inserida em sua instalação, dá mais visibilidade ao letreiro da fachada.
Busque pelos melhores letreiros para fachadas
Assim como a fachada, existem diferentes materiais para compor especificamente o letreiro. Os principais são:
- Aço galvanizado, pois apresenta alta durabilidade;
- Aço inox polido, pois apresenta alto brilho também sem pintura;
- LED, que causa grande impacto visual durante a noite;
- PVC, que é resistente à água e umidade.
Evite a poluição visual
Ter uma fachada para atrair atenções não é o mesmo que ter uma fachada poluída visualmente. Quando você insere muitas informações nela, você não atrai a atenção e sim gera repulsa dos potenciais clientes.
Pense numa fachada comercial simples, com boa combinação de cores e com a quantidade certa de informações. Lembre-se: menos é mais!
Entenda o que as pessoas veem numa fachada
A melhor fachada é aquela que gera a melhor sensação no público externo. Para montar a sua, questione os clientes sobre como eles se sentem ao olhar a fachada – se sentem algum incômodo e o que os agrada.
Veja quais são as tendências
Acompanhar as tendências é importante para criar algo que esteja de acordo com a opinião da maioria. Por exemplo, está em alta a fachada minimalista, onde se emprega o mínimo de informação.
Contrate um especialista
Para não errar na hora de construir a fachada para atrair atenções, contrate um profissional especializado. Está precisando de serviços na área de comunicação visual? Então fale conosco para saber o que podemos fazer por você!