Muitas pessoas ainda não entendem a importância da comunicação visual no varejo. Contudo, ela se trata de um dos elementos essenciais para a garantia de mais vendas e para estimular a fidelização dos clientes.
A comunicação visual da empresa funciona dentro e fora do varejo, atraindo mais consumidores para o mercado e para seus setores. Dessa forma, você vê a identidade visual presente do totem na calçada até o letreiro dos produtos.
Mas o que faz a comunicação visual? Quais são os seus benefícios para o negócio? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre!
Você verá:
O que faz a comunicação visual?
“Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, esquecer o que você fez, mas nunca esquecerão como você as fez sentir.” (Maya Angelou)
A comunicação visual se trata das expressões que utilizam de elementos visuais para serem melhor compreendidas pelo público-alvo. Nessa situação, a troca de informações entre empresa e público ocorre pelo campo visual.
Esses estímulos funcionam através de teorias e estudos como:
- Psicologia Gestalt;
- Teoria das cores;
- Estética e semiótica;
- Teorias cognitivas e de percepção;
- E por aí vai.
Segundo variadas pesquisas, as pessoas tendem a absorver melhor a informação quando ela é entregue de forma visual e não textual. É por esse motivo que há tanto marketing com comunicação visual.
Quais são os tipos de comunicação visual?
Há mais de um tipo de comunicação visual que pode ser aplicada nos seus materiais de divulgação. É importante adotar um tipo predominante, de forma a ser coerente e conciso no seu diálogo visual com o observador.
E quais são os principais tipos de comunicação visual?
- Imagens;
- Desenhos;
- Vídeos;
- Gráficos.
Esses tipos podem ser trabalhados de mais de uma forma na comunicação visual para empresa varejista!
Por que a comunicação visual no varejo fortifica a marca?
A comunicação visual da empresa varejista tem um papel bem simples: gerar identificação com a marca. Os elementos de sua identidade visual aproximam o cliente do varejo, transmitindo a sua mensagem da melhor forma: visualmente.
Cartazes, testeiras e placas de setorização com imagens atrativas e cores vibrantes colocam em destaque os pontos estratégicos da sua loja. Eles não fazem apenas o cliente ter interesse em entrar, também fazem ele transitar por todo o seu espaço.
Porém, essa não é a única vantagem do marketing com comunicação visual. Confira agora os outros benefícios!
Otimiza o tempo do cliente
A melhor forma de se aproximar do cliente é entendendo que o tempo dele é importante. A comunicação visual existe como ferramenta facilitadora do acesso para o público. Seus recursos gráficos fazem tarefas como:
- Deixar clara a separação dos espaços do seu ponto de venda;
- Indicar onde está cada tipo de produto e/ou serviço;
- Promover uma boa experiência do consumidor.
É importante que garanta consistência na comunicação visual para essas três tarefas. Dessa forma, você deixa o cliente mais próximo da sua marca.
Auxilia na apresentação de novidades
A comunicação visual também existe como ferramenta de apresentação, sendo adotada para a divulgação de novidades em sua loja. Por meio dos elementos gráficos, as novidades são apresentadas de forma mais clara e com maior impacto.
Com isso, é mais difícil de sua apresentação passar em branco e você, novamente, fortalece a sua marca.
Aprimora o marketing sensorial
Sobre o fortalecimento da marca, é impossível não citar o marketing sensorial. Ele se trata de uma estratégia que buscar criar (ou reforçar) o vínculo entre marca e cliente através de estímulos sensoriais.
Por meio de elementos visuais e da psicologia das cores, você atinge o subconsciente do consumidor, podendo aumentar a sua satisfação. Consequentemente, fortalece a aproximação do cliente com a marca.
Como melhorar o marketing da comunicação visual?
Você sabe o que faz a comunicação visual e também o que ganha ao aplicá-la no varejo. Porém, você sabe como melhorar a sua comunicação visual? Se a resposta for não, aqui vão dicas essenciais!
1. Invista em totens para divulgação e outros materiais
No ponto de venda, os totens para divulgação podem ser utilizados de diferentes formas: para permitir o autoatendimento, mostrar as ofertas do dia e melhorar a experiência de compra do consumidor.
Porém, eles não são o único material que pode adotar no ambiente varejista:
- Placas de sinalização são importantes para a setorização do ambiente;
- Testeiras de gôndolas permitem a personalização visual para mostrar ofertas e chamar mais a atenção;
- Letra caixa e seu formato 3D gera mais impacto para os nomes dos setores de seu varejo ou para frases.
2. Crie um layout interessante e chamativo
Os clientes querem se sentir confortáveis no seu estabelecimento e os elementos visuais devem contribuir para esse sentimento. O layout engloba desde as cores nas paredes até a disposição das gôndolas, que precisam ser pensadas para satisfazer o cliente.
E como satisfazer? Primeiro, adote elementos agradáveis para os olhos, que criem conforto visual. Segundo, utilize os elementos para facilitar a identificação dos setores, produtos e preços.
3. Pense a comunicação visual de acordo com o comportamento dos clientes
Ao criar a estratégia de comunicação do seu varejo, adote sinalizações que façam sentido para o tipo de público que você cultivou. Por exemplo, se o seu público-alvo tem uma preferência maior pelo autoatendimento, deixe claro onde ele está localizado.
Identifique os principais comportamentos dos clientes para adaptar as suas estratégias de comunicação.
4. Utilize as datas comemorativas ao seu favor
As datas comemorativas são ótimas ocasiões para inovar na comunicação visual e modificar de forma festiva o espaço interno e externo do varejo. Por exemplo, pode criar espaços tematizados e decorados para os clientes tirarem fotos e marcarem a loja.
5. Contrate uma empresa de comunicação visual
Uma empresa de comunicação visual pode ser muito bem o que falta para melhorar a interação entre marca e cliente. Está precisando de serviços na área de comunicação visual? Fale conosco e veja o que podemos fazer!